Image Map

Livro: O Ódio que Você Semeia - Angie Thomas | Galera Record

Oiii Pessoal!!! Depois de tanto tempo tem resenha literária aqui no blog, bora conferir?!!



Autora:  Angie Thomas
Páginas:  378
Editara:  Galera Record
Skoob:  Adicione
Compre: Buscapé 


Sinopse
Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.

Não faça movimentos bruscos.
Deixe sempre as mãos à mostra.
Só fale quando te perguntarem algo.
Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.
Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.

Classificação


Resenha

Star é uma garota negra que vive em um bairro negro com sua família mas depois que sua amiga Natasha morreu atingida por uma bala perdida enquanto as duas brincavam, seus pais resolveram coloca-la em uma escola fora do bairro para que ela ficasse o maior tempo possível longe, o bairro era perigoso e seus pais tinham medo que algo acontecesse com seus filhos, mesmo assim eles amavam a comunidade e queriam fazer parte dela.
Como Star nunca estava em casa e sempre na escola ou na casa das amigas da escola uma antiga amiga insistiu que ela fosse á uma festa no bairro com ela, e foi lá que ela reencontrou o seu amigo de infância Khalil, lá eles conversam um pouco, mas minutos depois escutam disparos de arma, eles saem da festa e Khalil tenta leva-la para casa, no meio do caminho eles são parados por uma viatura e por um mal entendido Khalil é baleado e morto.
Agora Star tem que decidir o que fazer, ela é uma testemunha chave na morte de Khalil mas tem medo de retaliação. Ela teme por sua família, ela teme por não ter mais uma vida normal, o que ela deveria realmente fazer?

Minha Opinião

O Livro tem uma mensagem forte sobre racismo, acho que o ponto forte, o que ele mais quer discutir é isso. Ele também trás uma visão de comunidades negras norte americanas, as gangues, os perigos, mostra que mesmo havendo coisas ruins também há pessoas boas, pessoas que perdem entes queridos para gangues por as vezes falta do que comer. acho importante esse tipo de literatura para conhecimento e conscientização. É um livro muito bem escrito, não é cansativo, mesmo sendo um pouco grande. E a grande novidade é que ele virou filme foi lançado nos EUA agora em outubro e vem para o Brasil dia 6 de Dezembro, já posso falar que estou ansiosa para ver?!

Indico para você que gosta de livros contemporâneos, jovem, com algo para se aprender.






Já tinham escutado falar do livro?  Gostaram? me falem nos comentários !!


Acompanhe o BAK

Nenhum comentário:

Postar um comentário